Benefícios da semente de melancia para a saúde



Sabe aquela semente de melancia que você joga fora depois de comer a fruta? Saiba que elas são extremamente saudáveis e que podem trazer muitos benefícios para sua saúde.

Cada vez mais surgem estudos que apontam os benefícios da semente de melancia para o corpo. Então vamos te contar o que esses pequenos caroços pretos podem fazer por você.

Benefícios da semente de melancia para a saúde

Que a semente de melancia faz bem para a saúde você já entendeu. A questão é: quais são os benefícios que ela traz para o corpo? Confira abaixo as incríveis vantagens trazidas por essa poderosa semente.

Melhora o sistema imunológico

As sementes de melancia têm bastantes vitaminas, sendo riquíssimas em vitaminas do complexo B e em ácido fólico. Juntas, as vitaminas do complexo B são responsáveis por beneficiar o sistema nervoso e por manter o sangue saudável, o que faz com que a resposta imunológica do organismo seja mais eficiente.

Hidrata a pele e o cabelo

O óleo extraído da semente de melancia serve como um hidratante para a pele. Ele não obstrui os poros e promove o funcionamento normal da pele, a regulando.

Nos cabelos, o óleo é absorvido facilmente pelo couro cabeludo, é muito prático de ser aplicado e gera resultados rápidos. Com o uso frequente, tratamento promove o crescimento dos fios e colabora na manutenção da saúde do couro cabeludo e do cabelo.

Fortalecimento do sistema muscular

As proteínas e aminoácidos são fundamentais para o funcionamento dos músculos corporais que, além do campo estético, são importantes para a manutenção da saúde. Esses elementos são um constituinte básico das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele, além de trabalhar na formação de enzimas.

Uma xícara de semente de melancia tem 30,6 gramas de proteína.

Além das proteínas, essa semente possui diversos aminoácidos, como a arginina, o aminoácido responsável por regular a pressão arterial.

Protege o coração

Esse ingrediente é rico em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, conhecidas popularmente como gorduras boas. Essas gorduras boas são responsáveis por auxiliar na proteção contra doenças do coração e derrame. Fazem também o papel de diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue, o que é importante para evitar entupimento de artérias.


Viagra natural

Devido a seus altos índices de licopeno, a semente de melancia pode ser usada como remédio natural para combater a infertilidade e a impotência. Além disso, o licopeno também é bom para a aparência do rosto, conservando a pele e deixando-a com aparência rejuvenescida por mais tempo.

Propriedades nutricionais

Um alimento que promove tantos benefícios certamente possui diversas propriedades nutricionais. Confira a lista dos nutrientes que você pode encontrar na semente de melancia:

  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Ácido fólico;
  • Gorduras monoinsaturadas;
  • Proteínas e aminoácidos;
  • Licopeno;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Cobre (elemento responsável pela produção de melanina).

Como consumir

Algumas receitas super práticas permitirão que você aproveite todos esses benefícios gerados pelo consumo da semente de melancia.

Chá de semente de melancia

Esse chá é muito simples, podendo ser feito e ingerido em qualquer momento do dia. Veja a receita.

Ingredientes:
Água: 2 litros;
Semente de melancia: 30 unidades;

Modo de preparo:

  1. Triture as sementes de melancia;
  2. Coloque na água e deixe ferver por 15 minutos;
  3. Guarde na geladeira.

Beba este chá durante dois dias seguidos e faça uma pausa no terceiro dia. Faça isso durante duas semanas, sempre mantendo o ritmo de ingerir por dois dias e parar por um dia.

Sementes torradas

Pense em um lanchinho gostoso e saudável, consegue imaginar? Então confira essa receita abaixo e experimente fazer em sua casa esse lanche delicioso e rico em proteína.

Ingredientes:
Sementes de melancias: quantas unidades você preferir.

Modo de preparo:

  1. Coloque as sementes em uma assadeira comum;
  2. Leve a assadeira ao forno em 180º C, durante 15 minutos;
  3. Ao atingir a metade do tempo, é bom dar uma mexida na forma para que as sementes fiquem crocantes por igual;
  4. Deixe esfriar e pode consumir.



Comentar

onze − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.