Como substituir ovo na receita de sete maneiras



O ovo é um dos principais ingredientes utilizados na cozinha, seja no preparo de outros pratos ou como astro principal. Até pouco tempo não dava para pensar em substituir ovo na receita de bolo ou de alguma massa, o que acabava limitando o consumo para quem sofre de alergia ou não consome alimentos de origem animal.

Ainda bem que existem substituições inteligentes que permitem desfrutar do sabor de uma torta quentinha sem se preocupar com o ovo no meio da receita.

7 Formas de substituir ovo na receita

O ovo tem a função de “dar liga”, emulsificar, umedecer, fermentar e até adicionar cor ao alimento quando adicionado em uma receita. Tais fatores são importantes para o sucesso da receita, e é por isso que parece difícil tirar um ingrediente tão essencial.

Veja como é possível substituir ovo na receita de acordo com seu uso e degustar de um prato igualmente delicioso.

1. Água do grão-de-bico

Chamada de aquafaba, a água resultante do cozimento do grão-de-bico substitui a clara em diversas receitas. Basta utilizar a medida de três colheres de sopa para cada ovo. A água da lata de grão-de-bico também pode ser usada.

2. Ágar-ágar

Uma colher de sopa de ágar-ágar em pó dissolvida em uma colher de sopa de água substitui a clara de ovo em receitas onde esse serve para dar liga ao prato. Bata a mistura e deixe esfriar na geladeira. Depois bata novamente e use como preferir.

3. Semente de linhaça ou de chia

Essas sementes trituradas com água são uma ótima forma de substituir ovo na receita, muito utilizadas pelos adeptos da alimentação vegana. Basta misturar uma colher de sopa de semente de linhaça ou chia triturada com três colheres de sopa de água. Deixe descansar por alguns minutos e pronto!

Vale frisar que tanto a linhaça quanto a chia não ajudam o bolo ou a massa a crescer e ficar fofo. Essa receita é boa para panquecas, brownies, muffins e bolachas.

4. Purê de frutas

O purê de banana tem textura semelhante à do ovo batido e ajuda a umidificar a receita, mas deixa resquícios do sabor. O ideal é usar um quarto de xícara ou 75 gramas para um ovo.


A maçã amassada também é uma boa opção, mas é bom acrescentar uma colher de sopa de fermento em pó à porção de um terço de xícara de purê. Se quiser preparar pratos salgados, prefira um terço de purê de abóbora para deixar a receita mais molhadinha.

5. Vinagre e óleo vegetal

Se quiser que seu bolo ou torta fique fofinho e alto, é uma boa opção investir em uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de fermento em pó, ou ainda duas colheres de sopa de água, uma colher de sopa de óleo vegetal e uma colher de sopa de fermento em pó.

6. Vinagre e bicarbonato de sódio

Para bolos em geral, siga a fórmula de duas colheres de chá de fermento em pó, três colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de vinagre de sidra. Misture muito bem até que não sobrem resquícios.

7. Amido de milho

Para substituir ovo na receita que pede uma gema basta misturar duas colheres de sopa de amigo de milho com três de colheres de sopa de água. Misture bem e adicione aos demais ingredientes.

Por que substituir ovo?

Existem três razões principais para substituir o ovo no preparo dos pratos:

1. Alergia à proteína do ovo

A alergia, que ocorre quando o organismo não reage bem às proteínas da clara, provocando sintomas típicos de reação alérgica, como vermelhidão na pele, coriza, náusea, dor de estômago e dificuldade para respirar.

O problema pode ser identificado ainda na infância e, embora não seja grave, pode provocar uma anafilaxia caso a ingestão do alimento continue.

2. Consumo de alimentos sem origem animal

Pessoas adeptas do veganismo ou que evitam o consumo de alimento de origem animal procuram meios de substituir não só o ovo, mas também a carne, o leite, o mel e outros ingredientes.

3. Falta do ovo na geladeira

Quem nunca chegou ao fim do mês com a geladeira vazia? Ou esqueceu de comprar ovo e só se deu conta ao chegar em casa? Para essas ocasiões os substitutos podem entrar em cena e saciar sua vontade de comer um bolinho.



Comentar

10 + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.