Conheça alguns remédios naturais para rinite



A rinite alérgica é causada pela inflamação na mucosa do nariz, desencadeada pela entrada de alguma substância tóxica ou estranha ao organismo. É uma reação bem comum atualmente, então nada melhor do que aprender alguns remédios naturais para rinite e evitar a farmácia o máximo possível.

Quando aspiramos alguma substância que o nosso organismo identifica como algo perigoso, ele imediatamente envia um comando para obstruir as entradas da narina, evitando a passagem desse elemento.

A partir desse ponto, começam os espirros intermináveis, a coceira em todo o rosto, inchaço dos olhos e todos os sintomas relacionados.

Melhores remédios naturais para rinite

1. Gengibre

Excelente para tratar diversas doenças do trato respiratório, o gengibre é um dos principais remédios naturais para rinite por ter propriedades anti-inflamatórias que ajuda a deixar o sistema imunológico mais forte.

Além de adicionar à sua dieta comum, utilizando-o como tempero em carnes, sopas, sucos e o que mais achar interessante, você pode também fazer essa receita de chá de gengibre com eucalipto:

Ingredientes

Gengibre: um pedaço de cerca de 5 cm;
Eucalipto: 1 folha;
Água: 2 xícaras (chá);

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e pique o gengibre;
  2. Lave a folha de eucalipto e reserve;
  3. Em uma panela, coloque a água para ferver;
  4. Adicione o gengibre, deixe cozinhar por 5 minutos;
  5. Desligue e adicione a folha de eucalipto;
  6. Deixe amornar, coe e beba.

Pode adicionar mel para adoçar e sumo de limão, para ficar ainda mais saboroso e potente.

2. Camomila

Sempre que se ouve falar em camomila, a imagem que vem à mente é de uma deliciosa xícara de chá. Mas sabia que para o tratamento da rinite o uso é bem diferente?

A vaporização com camomila ajuda a limpar as fossas nasais e a aliviar os sintomas, acalmando a mucosa interna do nariz. Para isso, faça um chá bem concentrado, com um litro de água e uma xícara de camomila desidratada.

Veja o passo a passo:

  1. Faça o chá bem concentrado e use imediatamente, para aproveitar bem o vapor;
  2. Sente-se em uma cadeira mais alta, que permita que você possa colocar o rosto sobre a panela sem se queimar;
  3. Fique a uma distância segura, de forma que o vapor não queime seu rosto;
  4. Abaixe o rosto em direção à panela, ficando em frente à mesma;
  5. Coloque uma toalha sobre sua cabeça, deixando as laterais encostadas na mesa. Dessa forma, você vai criar uma pequena estufa, fazendo com que o vapor fique mais tempo em contato com a pele do rosto;
  6. Inale profundamente, sempre que possível;
  7. Quando já não houver mais vapor, levante-se e fique em um ambiente protegido do vento ou frio excessivo;

Pode fazer a vaporização até 3 vezes ao dia.

Crianças menores do que sete anos não devem fazer a vaporização.

3. Óleo essencial de eucalipto

Está com dificuldades para dormir por causa do entupimento do nariz? Então faça essa receita que a noite ficará muito mais agradável.

Você vai precisar apenas de óleo essencial de eucalipto e água. Simples não é?


Ferva 5 litros de água e coloque em uma vasilha de cerâmica ou barro, com 10 gotas de óleo essencial de eucalipto.

Coloque debaixo da cama, mais próximo da cabeça e durma em paz. O vapor de água, carregando as partículas do óleo essencial de eucalipto, irão ao longo da noite – principalmente nos primeiros momentos – ajudar a soltar a respiração.

4. Xarope para reforçar a imunidade

Além de tratar os sintomas, você deve fortalecer o organismo, para que ele possa reagir melhor ao processo alérgico. Para tanto, prepare esse poderoso xarope caseiro para rinite.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Alho: 6 dentes;
Rabanete: 2 unidades;
Gengibre: 1 pedaço com 4 centímetros;
Cenoura: ½ unidade;
Água: um pouco para conseguir bater todos os ingredientes.

Modo de Preparo

  1. Pique a cebola, o alho e o rabanete e reserve;
  2. Descasque e pique a cenoura e o gengibre;
  3. Coloque todos no liquidificador e bata bem, colocando pequenas quantidade de água para facilitar;
  4. Coe e tome assim que ficar pronto, para não perder as vitaminas;
  5. Beba 3 vezes ao dia, até que os sintomas sejam reduzidos.

Outros tratamentos para rinite

Massagem facial

A massagem facial, ou Shiatsu, ajuda a desobstruir os dutos e reduzir a produção de muco, facilitando a respiração e a cura. Veja no vídeo abaixo o passo a passo para fazer essa massagem contra rinite.

Homeopatia

Desenvolvida por um médico na Alemanha, no fim do século XVIII, a homeopatia é o tratamento feito a partir da ingestão, em pequenas quantidades, de remédios naturais que passaram por um longo processo de diluição.

Ele gera controvérsias até hoje, mesmo tendo casos de sucesso na prevenção de doenças de cunho alérgico, como a rinite.

Deve ser realizado com acompanhamento médico especializado, seguindo a risca as recomendações para que traga o resultado esperado.

Acupuntura

Originária da China, a acupuntura tem diversos adeptos no Brasil. Ela consiste na aplicação de pequenas agulhas nos pontos de energia do corpo, ligados ao problema a ser tratado.

Como um dos remédios naturais para rinite, a acupuntura, além de tratar a doença, irá também fortalecer o sistema imunológico, através do estímulo nas terminações nervosas que irão desencadear ações no cérebro, como, por exemplo, a ação anti-inflamatória.

Como prevenir a rinite

Para além de usar remédios naturais para rinite e evitar uma nova crise, deve-se evitar a proximidade da poeira acumulada, fungos, ácaros, fumaça, pelos de animais, cheiros muito fortes e poluição.

Uma alimentação forte, rica em vitamina C e outros nutrientes essenciais também é fundamental para que o sistema imunológico possa funcionar corretamente, assim com a prática de atividades físicas regulares.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente.



Comentar

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.